Os fieis da Igreja de Nosso Senhor de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, celebraram no Domingo, 21 de Abril, na vila de Catete, sede do município do Icolo e Bengo, a 60 quilómetros a nordeste de Luanda, o 84º aniversário da Teofania aos Tocoistas, ocorrido nesta localidade a 17 de Abril de 1935.
Por: Rafael Sadi
A festa dos 84 anos do encontro do Profeta Simão Gonçalves Toco com Jeová Deus em Catete , ficou Marcado com a realizaçao de Vigília e um culto de acção de graças a Deus.
Na região de Catete , Deus, o Criador dos céus e da terra, pisou e ungiu o seu escolhido o Profeta Simão Gonçalves Toco , no dia 17 de Abril de 1935 para a continuação da missão de resgaste, cuja missão de evangelização custou-lhe à deportação para as cadeias de São Nicolau (Bentiaba) e, posteriormente, à Ilha dos Açores.
Sua Santidade Bispo , Dom Afonso Nunes, Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco, depois de destacar a importância do acto, presenciado por representantes de outras congregações religiosas, de partidos políticos, membros do governo da província de Luanda, e outros, a sua homilia foi marcada por aconselhamento aos fiéis a arrependerem-se dos pecados e buscar uma nova vida em Cristo.
Presenciado por um milhão e 700 mil fiéis, sendo alguns provenientes de várias províncias eclesiásticas, Sua Santidade afirmou que Deus é misericordioso e perdoa todo aquele que se arrepende de ter praticado o mal, buscando uma nova purificação. Por isso, a realização deste culto de acção de graças foi, mais uma vez, uma soberba oportunidade para todos os filhos de Deus pedirem perdão e renovar a sua fé.
CATETE PATRIMÓNIO DO POVO
Ainda Durante a sua homilia, Sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes, Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco disse que o Santuário de Catete é um património do povo angolano e o Estado deve dar mais atenção a este bem imaterial, como fazem os outros países, citando o exemplo da Rússia.
“Ignorar o Santuário de Catete é ignorarmo-nos, porque foi neste local que nasceu o novo cristianismo, através de um homem angolano”, afirmou o líder da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.
Vale recordar que, os fieis Tocoístas peregrinam todos os anos ao Santuário de Catete , em gesto de reconhecimento, fé e adoração ao altíssimo Deus , que encontrou-se nesta localidade com o seu ungido o Profeta Simão Gonçalves Toco, a 17 de Abril de 1935.