3 de Mai de 0024

Festa do Jubileu da Juventude Comemorada em Todo Universo  Tocoista
Festa do Jubileu da Juventude Comemorada em Todo Universo  Tocoista

Festa do Jubileu da Juventude Comemorada em Todo Universo Tocoista

Luanda – Todo  o universo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoistas)  celebrou domingo ultimo os 50 anos da institucionalização do órgão juvenil, pelo Profeta Simão Gonçalves Toco, a 31 de Janeiro de 1974, a partir da Ilha dos Açores, Portugal, altura em que foram nomeados os primeiros quatro jovens para exercerem a função de representantes daquele escalão.

Sob lema “Juventude Tocoista celebramos o jubileu com fé, amor e oração”,   a Catedral universal, Templo do Deus vivo, em Luanda,  acolheu o acto central que assinalou o acto central dos 50 anos da institucionalização do órgão juvenil, testemunhado por várias entidades convidados, entre religiosas, patidarias e governamentais.

A comemoração estendeu-se  pelo mundo fora, em todos países onde a Igreja está representada, os fieis comemoraram a data com fervor espiritual, louvores e orações de agradecimento a Deus de Mayamona e dos nossos ancestrais.

O programa litúrgico do acto comemorativo conheceu vários momentos entre quais destaca-se aqui os mais relevantes: 

O primeiro momento  registou a homenagem feita pelo Líder Espiritual da Igreja  aos primeiros representantes da juventude tocoista  por terem assumido com exito as suas responsabilidades desde 1974 ate a década 90.

Trata-se dos primeiros quatro jovens indicados a testa dos seus irmãos, Luzaisso António Lutango, na altura com 23 anos, para o cargo de Representante geral  da juventude masculina,  actualmente Bispo auxiliar da Igreja, a irmã Rosalina Cumbelembe Xavier, com 17 anos, para o cargo de representante geral da juventude fémenina, já descansa no Senhor,  Tuassolo Victor, com 29 anos, como representante geral da juventude masculina a nivel de Luanda, agora Bispo auxiliar, e Elvira Mateus Sebastiao, com 21 anos de idade para o cargo de representante geral da juventude feminina a nível de Luanda, acutalmente Evangelista e conselheira da Direcção pastoral juvenil.
De igual modo os outros cinco  representantes da Juventude Tocoista, nomeados depois do ano 2000,  foram igualmente distinguidos com certificados de mérito. Trata-se de sua Reverendíssima Bispo auxiliar Francisco Afonso, o irmão Reverendo Pastor António Teixeira Panzo, o irmão Pastor Adelino Eurico Chingualulo, o irmão Reverendo Pastor Puni Paxe da Conceição Fausto, e o irmão Pastor Luyindula Mabanza Morais Lukoki, actualmente em função.

Por seu turno, a Direcção pastoral juvenil ofereceu uma coroa real ao Líder Espiritual da Igreja,  gesto de grande e profundo valor espiritual que expressa o reconhecimento da acção social, económica e eclésiastica que este (o Líder da Igreja) leva a cabo quer na Igreja quanto no pais.

Ainda no decurso do culto, a actual Direcção pastoral juvenil foi agraciada com diploma de reconhecimento, por parte do Forum angolano da juventude religiosa, que foi entregue pelo seu representante juvenil, Daniel Sebastião.

Ainda constava do programa do acto central do jubileu, que assegurado pelos instrumentistas da Banda Mae Sara,  cantares de quatro grupos corais das regiões ecléciasticas Pastor Cutendana Joao, Pastor Lopes Martins Panzo, Pastor Nti Afonso Botaz e Pastor Adelino Canhandi, bem como o grupo  coral  do Tabernáculo central, todos manifestaram os seus dotes com mestria e levaram ao delírio os fieis presentes.

Antes da benção final, regisotu-se o momento da homilia a cargo do Representante da juventude Tocoista, o Pastor Luyindula Morais Mabanza Lukoki, sob tema: Pregando o Evangelho com Jubilo, sustentado no livro de S. Mateus 4:23.
Por seu turno, o Pai Mayamona ao usar da palavra fez notar a necessidade década um tocoista conservar e respeitara sua identidade, com ou sem estrela no peito.

Sob tema: Conservando a Identidade, com sustentação bíblica em S. Joao 4:22, destacou que a Igreja deve defender e manter a moralização da sociedade, tem o dever de tirar os jovens ou os cidadãos no mundo de droga, nos maus caminhos onde muitas vezes são desencaminhados invertendo a originalidade dos bons hábitos e costumes, contrariando os princípios do Criador divino.