3 de Mai de 0024

Biografia do Líder Espiritual


Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco

Foi ordenado e consagrado a Bispo por indicação espiritual e re-confirmado por unanimidade aquando da realização do  III Congresso  da I.N.S.J.C.M realizado de 22 a 24 de Julho de 2010, adoptando para o seu sacerdócio episcopal  o nome de “MAYAMONA” em respeito e reconhecimento ao legado de Sua Santidade o Profeta Simão Gonçalves Toco. Seu nome do registo: AFONSO NUNES.

Na historia do Tocoísmo, ao longo dos 69 anos (1949 – 2018) da sua existência, é a primeira personificação de Sua Santidade o Profeta Simão Gonçalves Tôco, que ocorre de modo integral, tendo na essência recebido o mandato espiritual de Levantar o Tabernáculo de David Que se Encontrava Caído, visando resgatar a identidade e o prestígio do Tocoísmo, através da reunificação da Família Tocoísta, da expansão do Tocoísmo pelos cinco continentes, da regularização das relações com o estado, do desenvolvimento de infra-estrutura eclesiais,  a promoção e qualificação humana e social.

Seus pais chamavam-se Nunes Ambrósio e Mariana Mansanga (in memoriam). Originário da comuna de N’sosso (ex-31 de Janeiro), Município da Damba, Província do Uíge (Norte de Angola), nasceu aos 15 de Outubro de 1965, sendo cristão Tocoísta desde o seu nascimento, e casado com a Senhora Dona Feliciana Fernando Nunes, em cuja relação conjugal e matrimonial têm seis filhos.

A infância e adolescência de Sua Santidade o Bispo Dom Afonso Nunes foram marcados por sucessivos e relevantes factos, episódios e fenómenos de natureza espiritual que influenciaram posteriormente a sua conduta eclesial e sacerdotal, tendo desde muito cedo iniciado a exercer cargos e funções de responsabilidade no seio da sua paróquia, tais como corista, intérprete, secretário e Vate, funções que lhe conferiram notoriedade, pela dedicação, zelo, humildade, lealdade, competência, respeito aos anciãos e ao próximo. 

Desde tenra idade, Sua Santidade o Bispo Dom Afonso Nunes revelou dotes especiais para actividades socio-culturais e eclesiais que inclui entre outros, poesia, canto coral e teatro, revelando-se, assim, um exímio corista e homem de cultura, bastante versado na escrita, sendo autor de várias obras editadas em brochuras e sebentas temáticas que têm servido de orientação geral à actividade da INSJCM – Os Tocoístas, bastante utilizadas em conferências, seminários, mesas redondas e ciclo de palestras, sendo igualmente autor de textos das suas homilias.

Ao assumir a liderança da INSJCM – Os Tocoístas, Sua Santidade o Bispo Dom Afonso Nunes tem sido o grande percursor da unidade e reconciliação da Família Tocoísta, desavinda durante cerca de 17 anos, tendo projectado a construção da Catedral Universal Tocoísta – TEMPLO DO DEUS VIVO – com capacidade para mais de 25.000 fiéis sentados, foi inaugurada a 17 de Agosto de 2012: O Complexo Escolar -SIMÃO GONÇALVES TÔCO- uma das maiores escolas secundárias do distrito urbano do Kilamba Kiaxi em funcionamento desde 2006. A Fundação Profeta Simão Gonçalves Tôco. O Instituto Superior Politécnico Tocoísta de Angola (ISPTA), aberta em 2016, bem como a Rádio Tocoista – A Voz da Esperança, que pode ser sintonizada na frequência 89.1 FM, foi inaugurada aos 16 de Julho de 2015.

Tem-se revelado igualmente como um dos promotores e dinamizadores das relações inter-denominais cristãs e inter-religiosas, quer no plano nacional como internacional, sendo reconhecida a sua influência positiva no Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA), no Fórum Angola de Liderança Cristã (FCA), de que é um dos co-fundadores, e na Federação Inter-Religiosa para a Paz Mundial (FIRPM).