24 de Nov de 0024

Pastores da Igreja debatem o papel nas autarquias locais
Pastores da Igreja debatem o papel nas autarquias locais

Pastores da Igreja debatem o papel nas autarquias locais

O papel da igreja na divulgação e consciencialização dos fiéis sobre o pacote legislativo das autarquias locais foi o tema central de um seminário dirigido a pastores da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoistas”, que terminou neste dia.

A acção formativa, com duração de dois dias, visou munir os pastores e suas esposas de ferramentas que ajudam a melhor compreender o processo autárquico, cujas primeiras eleições acontecem no país em 2020.

Em declarações à Angop, o líder da igreja tocoista em Benguela, reverendo Celestino Kanjela, disse que a escolha do tema para o seminário foi oportuna, pois visou transmitir aos participantes que a implementação das autarquias pressupõe descentralização e é uma opção estratégica do Estado angolano, no sentido de dotar os municípios de liberdade suficiente para produzirem e gerirem as suas receitas.

Na mesma senda, disse que as autarquias representam, necessariamente, uma substancial diminuição da interferência da administração central em tal exercício de gestão.

Segundo o reverendo, este processo autárquico vai permitir dotar de autonomia a gestão dos municípios, diferente do que acontece actualmente, em que os municípios são geridos por administradores nomeados.

O responsável disse, por outro lado, que a igreja Tocoista mostra-se bastante preocupada com a perda dos valores morais, culturais e patrióticos, que nos últimos tempos tem sido muito notória, resultante da globalização.

Os pastores reflectiram ainda sobre a importância da escola dominical e do catecismo na nova evangelização, a relação dos pastores e sua família com a comunidade, a importância da oração e do culto doméstico na edificação do lar, bem como o perfil e os desafios da esposa do pastor.

Nove prelectores afectos a igreja Tocoista e da IECA asseguraram o seminário. Participam no certame 50 pastores dos seis municípios que comportam o distrito de Benguela.