19 de Set de 0024

Ministro Manuel Homem constata funcionamento da Rádio Tocoísta
Ministro Manuel Homem constata funcionamento da Rádio Tocoísta

Ministro Manuel Homem constata funcionamento da Rádio Tocoísta

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, efectuou uma visita de constatação à Rádio Tocoísta- A Voz a Esperança, na quarta-feira, 10 de Junho, onde se inteirou do funcionamento da emissora.

A comitiva ministerial foi recebida pelo Líder Espiritual da Igreja, Santidade Bispo Dom Afonso Nunes, personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco, assim como pelo Director Geral da Rádio Tocoísta, o Pastor João Dombaxe Sebastião.

O Ministro Manuel Homem destacou o trabalho que a rádio tem vindo a fazer em prol da sociedade. Manuel Homem afirmou que a Rádio Tocoista é “uma parceira que está alinhada às perspectivas traçadas pelo Executivo para o sector da Comunicação Social”.

No encontro, em privado, mantido com a direcção da rádio foram apresentadas questões ligadas a formação de quadros, meios técnicos e de potência dos emissores.

Entretanto, ficou assente a criação de um grupo técnico conjunto de trabalho que integra os responsáveis técnicos da rádio e do INACOM (Instituto Angolano das Comunicações) -órgão regulador das comunicações electrónicas- para dar rápida solução aos problemas de potência dos emissores de rádio e a questão de partilha de infraestruturas.

Em relação aos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, disse que o “Governo está a estudar o tipo de apoio a prestar ao sector da comunicação social do país, particularmente ao privado”.

Manuel Homem garantiu, no fim da visita de constatação, a formação de base dos jornalistas e técnicos dos órgãos públicos e privados no CEFOJOR (Centro de Formação de Jornalistas), com custos suportados pelo estado.

Por sua vez, o Patrono da Rádio, Sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes, Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco garantiu que a Igreja vai continuar “a prestar apoio ao Governo com vista a atender os anseios do povo Angolano”.

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social fez-se acompanhar, durante a visita à Rádio Tocoísta, pelos secretários de estado da Comunicação Social e para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Nuno Albino e Mário de Oliveira, respetivamente, pelo PCA do INACOM e por Directores Nacionais.