24 de Nov de 0024

Líder Espiritual defende modernização da Administração Eclesial 
Líder Espiritual defende modernização da Administração Eclesial 

Líder Espiritual defende modernização da Administração Eclesial 

O Líder Espiritual da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo defendeu uma Administração Eclesial modernizada. Santidade Bispo Dom Mayamona falava, nesta quinta-feira, no Soyo, na abertura do Seminário Metodológico sobre a Administração Eclesiástica, onde proferiu uma Aula de Sapiência subordinada ao tema:

“Os desafios da capacitação para inovação e modernização da administração Tocoísta” 

 

De acordo com o Líder Espiritual A modernização da  Administração Eclesial, passa não só por capacitação de curta duração, mas sobretudo na verdadeira profissionalização dos principais responsáveis na gestão da Igreja, conferindo a estes a compreensão sobre a administração que lhes permite delegar as tarefas conforme o conselho de Jetro, sogro de Moisés relatado em Êxodo 18:18-26

Sua Santidade referiu ainda que

para uma Igreja de nível universal como a nossa, é necessário que a função do administrador ou gestor no caso o Pastor, seja muito bem definida de acordo com a  sagrada escritura sobre a verticalidade hierárquica a nível da Igreja.

 

[foogallery id=”3658″]

Atendendo a dinâmica dos tempos e da própria Igreja, o Líder Espiritual frisou que ter um Departamento de apoio muito bem organizado e integrado por pessoas competentes e Espiritualmente saudáveis, pode ajudar e muito na tarefa da planificação, modernização dos processos tais como Arquivos, processos de casamentos, baptismos, e outros .

Para sua Santidade,  os desafios da modernização devem levar a Igreja a dedicar tempo para capacitar e formar seus quadros, para que com competências científicas e espirituais, possam levar a cabo a tarefa de organização da administração eclesiástica moderna, eficiente e modelo para administração secular.

 

Os quadros que ocupam estas funções devem estar disponíveis e aptos para aprenderem. O secretário que nos dias de hoje não se esforça para conhecer ainda que, noções básicas de informática, está atrasado e deve esforçar-se, ou se não, ficará obsoleto”. 

 

O Pai Mayamona sublinhou ainda na aula de Sapiência que a Administração Eclesial tem como cabeça o Pastor e este delega esta função específica a homens ou mulheres, com as competências que são exigidas a um administrador. “ Somos Administradores, Gestores dos negócios de Cristo, devemos criar equipas de administrativos competentes e leais à causa.  

O Dirigente dos Tocoístas exortou os responsáveis da Igreja no sentido de optarem por equipamentos informáticos que facilitem o exercício do ofício com mais modernidade e celeridade necessárias.

 

[foogallery id=”3660″]

 

 

Neste primeiro dia de seminário estão a ser abordados os seguintes temas: Estrutura e organização clerical da INSJCM «OS TOCOÍSTAS» , o Pastor e a gestão clerical: áreas de actuação e responsabilidades, a administração eclesiástica: diferença e conceito, assim como a apresentação do manual de administração eclesiástica tocoísta.  

Participam do seminário, que decorre desde hoje até sábado, no Soyo, Província Eclesiástica do Zaire, Membros do Corpo  dos 24 Anciãos, Episcopado,  Órgãos Centrais, Responsáveis das Províncias Eclesiásticas e no modo virtual os responsáveis das Igrejas no Exterior.