Luanda– O Instituto superior politécnico tocoista (ISPT) abre o ano académico 2019/2020 com propinas mais atractivas do mercado e inscrições gratuitas.
Segundo a sua directora, Elsa Pedro, para este ano académico o ISPT reduziu as propinas para 22 mil kz o mínimo e 25 mil o máximo visando beneficiar os alunos de baixa renda.
Disse que o ano passado, a taxa das propinas fixava-se em 25 mil o mínimo e 27 mil o máximo, e as inscrições eram pagas .
Em entrevista a Toco Visão, Elsa Pedro disse que baixar o preço de alguns emolumentos tem muito a ver com a situação que o país atravessa no contexto global.
“A nossa instituição acolhe alunos de todas as tranchas da nossa sociedade, está inserida numa área de renda modesta e é intenção da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo dar oportunidade a todos”, precisou.
Acrescentou que a ISPT não é uma instituição selectiva, é uma criação divina para dar aos cidadãos oportunidade de se formar não só no domínio espiritual, mas também lhes dar ferramentas profissionais, é com esse espírito, é com esta visão que o seu patrono, sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes, personificação do Profeta Simão Gonçalves toco decidiu baixar as propinas.
Refira-se que essa medida da redução das propinas foi pré-anunciada pelo patrono do ISPT, a 13 de Outubro de 0018.
Na ocasião defendeu a necessidade de facilitar os filhos pobres para fazerem a Universidade.
“Porque nós éramos pobres no nosso tempo. Quando se ouve dizer que Simão Gonçalves toco estudou aqui na escola ex-Salvador correia e depois disso voltou para a sua terra, e o (seu colega na altura) Agostinho Neto continuou os seus estudos em Lisboa, Portugal, porque não houve dinheiro (para ele Simão Toco). Eu agora sinto este elemento no meu coração.