24 de Nov de 0024

HOMILIA DO CULTO COMEMORATIVO DOS 105 ANOS DO NASCIMENTO DO HOMEM BOM
HOMILIA DO CULTO COMEMORATIVO DOS 105 ANOS DO NASCIMENTO DO HOMEM BOM

HOMILIA DO CULTO COMEMORATIVO DOS 105 ANOS DO NASCIMENTO DO HOMEM BOM

 HOMILIA DO CULTO COMEMORATIVO DOS 105 ANOS DO NASCIMENTO DO HOMEM BOM

E CONSEQUENTEMENTE A INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA IGREJA EM PORTUGAL

Tema: “A VOZ QUE INCOMODA”.

Texto Bíblico: Daniel 6:1-9.

Introdução

Amadas e amados, hoje um novo dia nasceu na vida de todos aqueles que consagraram suas vidas, para a obra de Deus aqui nas terras de Camões!

      Um novo dia porque celebramos 105 anos do nascimento d’Aquele que abriu o caminho, o caminho ontem apelidado como o caminho da morte, “Nekakuluki”, Simão Gonçalves Toco.

       Um novo dia porque hoje mais uma nova casa se abre para a adoração verdadeira ao nosso Deus, o Deus dos nossos Pais. Aleluya!

       Um novo dia porque fomos escolhidos para sermos a Voz que incomoda, a Voz dos sem Voz, e sejamos lembrados como a Voz de Deus que clama no deserto.

      Somos a voz profética nos desertos que ameaçam de que maneira a dignidade da vida humana.

      Caríssimos prestemos atenção com a nossa homilia de hoje cujo autor do nosso texto principal é um jovem Judeu exilado na Babilonia.

                  

DESENOLVIMENTO

Assim, meus amados, Deus PAI quer que conversemos sobre o tema: “A VOZ QUE INCOMODA”!

Mas, o porque do tema?

Em poucas palavras: “Porque nasceu aquele que incomodou ate os poderes Europeus de então!”

       Como sabemos que Daniel fez parte do primeiro grupo de Judeus que infelizmente foi deportado para a Babilonia por determinação de Deus de Israel o qual eles desobedeceram.

        Foi no ano 605 a.c. na invasão de Jerusalém que Daniel é transportado a Babilónia, é este Daniel que nos narra do incomodo que causou no meio dos Responsáveis, isto é de dois Presidentes e 120 sadrapas ou governadores. Daniel 6:1-2.

        A honestidade incomoda todos aqueles que no Mundo vivem para si próprios.

Foi exatamente isto que aconteceu com o nosso autor do livro de hoje.

       Daniel era homem honesto e sem falhas! Esta sua retidão irritava os sues dois companheiros Presidentes no Reinado de Dário: Daniel 6:3-4.

      Amados filhos de Deus, foi por esta sua retidão que os seus companheiros levaram o Rei assinar um edito “decreto”. ( V.7).

     O Mundo que Daniel enfrentou continua a ser o mesmo! É este o dilema que a presente geração Profética enfrenta e deve enfrentar.

       Aquele que há três dias, veio ao Mundo teve que enfrentar este dilema, porque o Profeta é a Voz daqueles que não têm Voz, a voz que clama na escuridão.

       Ele é a esperança do povo que é dominado pelos poderosos. Ele a única luz num Mundo onde a escuridão está invadindo dia após dia as boas maneiras e valores ancestrais que nos criaram…

       Se Daniel teve de bater de frente aqueles poderes egoístas e òpagos; Simão Gonçalves Toco, teve de bater com muito ímpeto ainda maior.

    

Caríssimos Tocoistas e todos quanto me querem ouvir; ser a voz Profética nos desertos que ameaçam a dignidade da vida, é um desafio decisivo que cada um de vós caros cristãos têm de enfrentar.

      Os ouvidos do Profeta devem estar sempre atentos em ouvir o grito dos oprimidos e de todos negados neste Mundo.

     É aqui, onde o choque pela frente pode acontecer contra os poderosos corruptos e egoístas do planeta terra.

    Daniel foi posto na cova dos leões, para tristeza do seu amigo o Rei Dário! Amados Dário apesar de ser rei de um Reino pagão, não deixava de ver em Daniel a presença de um Deus verdadeiro que criou o Céu e a terra e tudo quanto nele há…

     Infelizmente, por força destes, Daniel foi jogado na cova dos leões (V,16). Mas da boca do Rei saíram as seguintes palavras: “O teu Deus, a quem Tu continuamente serves, te livrará”.

      Queridos a palavra do Rei é clara ao dizer: “O teu Deus, a quem Tu continuamente, serves, Ele te livrará”.

        Esta frase demonstra que o Rei sempre esteve atento de modo como Daniel adorava o seu Deus, o seu modo de vida que levava!

“Continuamente”. O Rei sabia que Daniel não era um adorador intermitente, mas consequente! Pergunto-lhe amado: como tu adoras o teu Deus?

       Terão mudado as pessoas e os tempos, mas os hábitos cruéis daqueles mantêm-se até aos dias de hoje.

      O nosso tema é: “A VOZ QUE INCOMODA”.

Foi há 105 anos que esta voz veio clamando nos desertos que ameaçam a dignidade da vida.

     Mesmo assim meus amados, nada pode ser mais Profético do que “acender, ainda que frágil, chamas de esperança para iluminar quem encontra-se mergulhado na escuridão.

     Esta não é tarefa simples muito menos fácil, mas é necessária, em determinados contextos sombrios da nossa história, como o que que atravessamos na actual conjuntura socio política, económica e Religiosa.

      Queridos (as), ascender a lâmpada de Esperança de quem se encontra abatido pelo peso dos problemas que carrega, e totalmente, ébrio por misturar tantos e contínuos pensamentos de doses de pessimismos é a nossa tarefa, a tarefa da Igreja Cristã e Profética.

     Daniel quando soube que o edito real foi assinado, ele não sucumbiu, antes subiu no seu quarto lá de cima e com a janela aberta, virado com o rosto em Jerusalém onde o Templo estava construído, as escrituras nos dizem: “Ele orava três vezes ao dia.” Daniel 6:10.

      O Dirigente dos Tocoístas, mesmo com várias proibições, Ele manda o povo a entrar em suas casas e em grupos de oito pessoas, continuarem a orar. Aleluya!

      Meus caríssimos a presença de um verdadeiro Cristão, deve incomodar o Mundo! Jesus incomodou o mundo do seu tempo!

    Isto não é uma contradição entre a humildade que Jesus ensinou e o incomodo que devemos causar!

    A Bíblia chama os cristãos como o sal da terra e a luz do Mundo S.Mateus 5:13-16.

     Neste quesito, o Senhor da Igreja e o maior Profeta da história manda a cada cristão ser uma luz e a luz sem dúvidas incomoda as hostes das trevas. S. João 3:20 cito: “porque todo aquele que  prática o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as sua obras não sejam reprovadas, fim da citação.”

A voz do cristão deve ser uma lâmpada que alumia nas trevas, em tempos tão difíceis assim, com tanto medo da violência dos poderosos, os Profetas deste mesmo tempo devem gritar. “Deixamos o medo e o pessimismo avancemos em busca de dias melhores”!

       Daniel, sob domínio e o reinado do Rei Dário, e no meio de algozes, não se calou, no século passado, sob domínio do Dr. António de Oliveira Salazar, o vosso Dirigente não se calou, mas com sabedoria bateu de frente aqueles poderosos incluindo o Dr. Marcelo Caetano;

       Foram cerca de 25 anos perseguido, aprisionado, desterrado, e exilado para este país na ilha dos açores.  E mesmo morto segundo a carne ainda incomoda!

       Meus queridos e amigos cristãos é tempo de cada um ser a voz que incomoda.

     João Baptista, meus queridos, entrou para a história cristã como precursor, como o que preparou o caminho para o advento da praxe libertadora de Jesus.

Não por acaso que os Evangelhos, inspirados pelos escritos do Profeta Isaías, apresentam João o Baptista como uma voz de quem clama no deserto”.

     Uma voz que simultaneamente anunciava a presença atuante de Deus no meio de nós como interpelação Ética e denunciava, corajosamente, o que se apresentava como o mais grave entre as ameaças á dignidade da vida humana.

      A acção injusta dos poderosos que procuram submeter, abafar definitivamente silenciar a voz dos marginalizados, o grito dos oprimidos.

      Por isso João teve, assim como Jesus e quase todos os Profetas que nos antecederam na história, um trágico fim.

     Foi cruelmente silenciado! Não obstante a isso, os Profetas são acolhidos e lembrados como uma voz incomoda de Deus ou, uma voz eloquente dos sem voz.

        Amados, a Igreja cristã dos nossos tempos não pode alegrar-se no comodismo, seus Líderes vivendo riscos e monopolistas. Não!

     O poder da Igreja consiste na sua capacidade comunicativa de mensagens claras e vividas por ela e exemplo das sociedades onde ela se encerra.

     Mesmo o seu silencio deveria incomodar as sociedades e principalmente os poderosos injustos!

     Pois, o Profetismo entende e legitima o poder enquanto serviço aos necessitados e garantia do bem comum, e não como

forma de domínio do mais forte e do mais esperto sobre os demais.

     O Profeta será sempre em certa medida, uma voz dos oprimidos e, por isso, inevitavelmente, em algum momento baterá de frente, e não sem consequências com os que oprimem os pobres povos no Mundo.

      Ao abrir-mos mais este lugar humilde para a continuação da propagação do Evangelho que liberta, temos ciência de que atendemos o chamado que continuamente emana do desafio diário de assumir e cuidar da busca infinita de ser cada vez mais humano.

    Este nosso desafio diário é o de sermos diferentes dos outros, não das características humanas que Deus nos criou;

    Mas do nosso caracter que aprendemos da doutrina que Jesus Cristo ensinou, radicados no amor fraternal, sem fingimento, protegendo os mais fracos e vulneráveis, sendo a voz da esperança onde ela já não existe.

     Vamos ascender esta lâmpada da esperança que o Mundo Egoísta vai apagando nos corações dos seres humanos.

      Simão Toco nasceu para ser a voz que incomoda, e que ascende a esperança em todos corações dos oprimidos.

Tentaram silenciar Daniel, Jesus Cristo, Kimpa Vita, Simão Quimbangu, Simão Toco e tantos outros; mas a verdade é que a voz da liberdade continua o seu rumo incomodando os actuais poderosos corruptos.

    O nosso tem é: “A VOZ QUE INCOMODA”.

    Amados, já não há tempo de olharmos para trás, nem de se olhar na cara entre irmãos, para ver se quem fica mais a frente!

    O campo está cheio de serviço, saiamos e coloquemos as nossas vidas como lenços brancos, onde passarmos como a esperança que brilha na escuridão.

      A Igreja Africana deve aproveitar o vazio que vai sendo deixado, por causa das abominações que alguns cometeram e agora Deus deu-lhe o espírito do erro, cometendo torpeza. Romanos 1:27.

     Com sangue recebemos o Evangelho com alegria volvemos a anunciar a mensagem pura que incomoda os reinos da obscuridade.

Concluindo

Amados concluo como comecei!

Daniel foi odiado porque a sua honestidade e sabedoria ofuscava e incomodava os companheiros injustos.

   Os Profetas tiveram que ter um fim trágico, porque viveram uma vida autêntica e eram uma verdade luz e fogo que ardia nas trevas.

Simão Toco e vós mesmos caríssimos Tocoístas sentiram na carne, perseguidos e mortos, porque sois a voz que incomodava os poderes das trevas.

    Hoje abrindo este lugar de adoração ao nosso Deus verdadeiro, sejam autênticos na anunciação da mensagem da salvação. A nossa mensagem e a nossa presença deve incomodar os poderosos e injustos deste Mundo e tem de ter um poder transformador. Eu nasci para ser esta voz que incomoda e transforma! E você caríssimo?

A paz esteja com todos