24 de Nov de 0024

Actividades alusivas ao 25 de Julho – Descida do Espírito Santo em África
Actividades alusivas ao 25 de Julho – Descida do Espírito Santo em África

Actividades alusivas ao 25 de Julho – Descida do Espírito Santo em África

O Líder Espiritual da Igreja, Santidade Pai Mayamona, apresentou recentemente, em conferência de imprensa, as actividades a serem realizadas para saudar o 72º aniversário da descida do Espírito Santo em África e consequente relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoístas». 

Apresentamos abaixo o texto introdutório do Líder Espiritual:   

Aproximando-se mais um dos mais altos momentos da vida não só da Igreja, mas e sobretudo de todos os oprimidos do Mundo. Levanto-me para em nome d’Aquele que me ungiu e consagrou-me para a Sua missão, levar a cabo a apresentação do leque de actividades que conformam o cronograma de todo um programa que será desenvolvido a nível do Universo Tocoísta. 

Considerando o momento que o mundo onde vivemos, está a atravessar por conta da Pandemia do Coronavírus, foram agendadas actividades quer eclesiásticas assim como sociais, que serão realizadas de acordo ou seja, em estreita observância das medidas de prevenção e de Biossegurança contra a Covid-19. 

Como é sabido por todos, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “OS TOCOÍSTAS” como obra de Deus Pai, desde a sua relembrança tem atravessado momentos difíceis que têm colocado o seu povo à prova de fogo e de resistência, nestes 72 anos de existência.  

Não foram poucas as vezes em que o nosso desaparecimento foi tido como certo por várias pessoas que, investidas pelo inimigo do bem, lutaram para o aniquilamento da obra de Deus. São milhares que desde os anos 60 foram sacrificados, só pelo facto de adorarem a um Deus que nos criou à Sua imagem e semelhança. 

Os colonos Belgas e Portugueses, não nos deixaram em paz, em colaboração com algumas Religiões, as quais naquele período, terão provocado muitas mortes de gente desarmada e indefesa. Foram queimados vivos e muitos sepultados vivos em valas comuns, como forma de tentarem pressionar-nos a abandonar o caminho da verdadeira salvação que está em nosso Senhor Jesus Cristo. 

Após a independência, por conta do antigo regime na altura instalado em Angola, fomos perseguidos, atribulados e mortos sem culpa formal, só pelo facto de adorarmos um DEUS, não aquele que quiseram impor-nos. Pela força e graça ao Espírito Santo que recebemos no dia 25 de Julho de 1949, resistimos até ao fim daquele regime, mas, valas comuns foram ainda registadas nesse período de 1975 a 1987. 

A Igreja Tocoísta hoje é uma daquelas que não pode ser ignorada só pelo facto de ser Africana e sem defensores humanos neste mundo que não sabe amar, que não deixa os bons servirem o seu DEUS sem incómodos. 

Passados 72 anos, agora que serão comemorados no dia 25 de Julho de 0021, ainda sentimos o crescimento de inimigos anti-Tocoísmo em vários lugares e que lutam de modo desesperado, para tentar dificultar o seu curso normal, no seu plano de expansão pelo mundo. 

Aquilo que deveria constituir motivo de alegria, infelizmente o seu crescimento tem-se tornado razão de invejas e lutas insanas, ajudados ou patrocinados pelos inimigos de Deus. Certo estamos que, o sangue dos mártires, não ficará impávido. Clamará e clamará junto do Pai Celeste, pedindo vingança. 

Vamos celebrar os 72 anos da nossa existência, com uma gama de actividades que se vão prolongar até 19 de Setembro do ano de 0021, visando uma celebração condigna das efemérides”. 

 

Actividades a serem realizadas 

 

  •  10 de Julho de 0021 –  Reunião conjunta do Corpo dos 24 Anciãos e Episcopado, para os preparativos da celebração do grande culto dos 72 Anos da Efusão do Espírito Santo e da Relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoístas»; 

 

  • 12 de Julho de 0021 – Abertura do Festival de Canto Coral, Nkembo e Música Sacra Tocoísta, na cidade de Malanje, com o encerramento e proclamação dos resultados dos vencedores no dia 18 de Julho, em Malanje, e a Celebração de um culto prelúdio do dia 25 de Julho de 0021; 

 

  •  17 de Julho de 0021- Conferência Internacional sobre “A Vida e Obra do Santo Profeta Simão Gonçalves Toco, como Profeta e Nacionalista Angolano. Sua Acção efectiva na Mobilização, Educação Patriótica e Conservação da Cidadania Como Povo Autóctone”, a ter lugar na Cidade de Malanje; 

 

  • De 22 a 23 de Julho – Realização do primeiro CONCÍLIO TOCOÍSTA, sob o Lema: ” REPENSANDO A IGREJA DE CRISTO”;

 

  • 24 de Julho de 0021–  Realização do V CONGRESSO ECLESIAL TOCOÍSTA;

 

  •  25 de Julho de 0021 – Comemoração através de um Culto de Acção de Graças a Deus, pelos 72 Anos da existência da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoístas»;  

 

  •  31 de Julho de 0021 –  Reunião Conjunta do Corpo dos 24 Anciãos e Episcopado; 

 

  •  1 de Agosto de 0021 –  Celebração do culto de Acção de Graças em agradecimento a Deus, pelos 72 anos da nossa existência como Povo, com o direito de se comunicar com Deus sem intermediários; 

 

  • 27 de Agosto de 0021 –  Conferência Internacional sobre a Deportação do Profeta Simão Gonçalves Toco na Ilha Açoriana de Portugal, causas e consequências.  A ter lugar na Província Eclesiástica de Benguela.

 

  • 29 de Agosto de 0021 –  Culto Comemorativo alusivo aos 47 Anos do Regresso Triunfal do Alto Dirigente dos Tocoístas, de Açores Portugal, após 11 longos e sacrificados anos de vida sofrida, sem direito nem recompensa equitativa;  

 

  •  13 de Setembro de 0021 –  Conferência Sobre o Fomento Agrícola e participação da Igreja para a Educação dos Camponeses, na melhoria das culturas e o aumento de produção e produtividade, a ter lugar na Paróquia de Negage, província eclesiástica do Uíge;  

 

  •  19 de Setembro de 0021 – Culto de agradecimento e encerramento das Jornadas Científicas sobre o Fomento Agrícola e participação da Igreja no Processo da melhoria das culturas. 

 

 

Actividades já realizadas

 

 

  • 12 de Junho de 0021 – Audiências Públicas, conversa sobre a Vida e Obra da Majestosa Dona Maria Rosa Toco; 

 

 

 

 

  • 22 de Junho de 0021–  Momento de Reflexão e orações a Deus, com a participação de fiéis e familiares e da recordação daquele tristonho momento em que a residência do Santo Profeta Simão Gonçalves Toco terá sido saqueada e vandalizada. 

 

  • 25 de Junho de 0021 – Encontro de Reflexão sobre o Sistema de Ensino e Aprendizagem em Angola e a contribuição da Igreja na melhoria da qualidade de ensino, a ter lugar no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Tocoísta. 

 

  •  03 de Julho de 0021 – Conferência sobre o “Papel da Igreja na Renovação da Esperança e da Moral de um povo em crise de valores e de subsistência;  

 

 

  •  10 de Julho de 0021 –  Reunião conjunta do Corpo dos 24 Anciãos e Episcopado, para os preparativos da celebração do grande culto dos 72 Anos da Efusão do Espírito Santo e da Relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoístas»;