Os membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoistas) celebraram a festa de natal no dia do aniversario do Profeta africano nascido em Angola, a 24 de Fevereiro de 1918, Santidade Simão Gonçalves Toco, na localidade de Sadi-Zulumongo, Municipio de Maquela do Zombo, província do Uige.
Domingo último, a Catedral universal da Igreja quase que foi insuficiente para albergar o elevado número de fiéis e convidados que prestigiaram o Culto de agradecimento a Deus alusivo ao 106º aniversário do fundador do tocoismo.
Na sua exortação litúrgica, o Líder espiritual da Igreja, Pai Mayamona disse que “neste dia especial, enquanto celebramos a vida pela vinda de um homem (Profeta Simão Gonçalves Toco) aquele que resplandeceu nas trevas nas regiões mais baixas da terra, importa transportar este nascimento para a realidade de cada um dos seres que aqui está presente A multidão que hoje vemos aqui nesta celebração manifesta sem dúvida a personalidade de quem nasceu há 106 anos “.
Prosseguiu dizendo que (24 de Fevereiro de 1918) é o dia que a luz raiou sobre as partes mais baixas da terra, lá onde as trevas cobriam e o povo sem esperança. E por causa destas trevas muita gente morria no mal e sem esperança firme na nova vida.
Tal como a doutrina da encarnação de Jesus o Nazareth, não foi aceite, sobre tudo por aqueles que eram seus. Certamente a vinda de Mayamona, neste mundo nãopodiaseraceiteportodos.se avinda de Jesus foi motivo de discórdia e até de separação do povo judeu.
No nosso tempo não podia ser diferente; Jesus de Nazareth ressuscitou o morto de quatro dias, mas, mesmo assim, o seu próprio povo o detestou com todas suas forças que possuía. S.João11:39-44.
Simão Toco fez diversos milagres, por vontade própria do Altíssimo Deus, também ressuscitou mortos, curou enfermos mas o seu próprio povo, em detrimento dos estrangeiros, também rejeitaram-no com grande repulsa.
Saibamos que se a encarnação é o misterioso milagre do âmago do cristianismo histórico, é facto central no testamento do Novo Testamento. Não se pode esquecer que a encarnação de Deus em Simão Gonçalves Toco, ocorrido em 1935 em Catete, é, e será o âmago do Tocoismo não histórico, mas actual, o factor dinamizador da nossa nova Evangelização.
Somos filhos de Deus e vivamos em paz com todos e sobre tudo se depender de nós.
Pedimos a Deus Pai para que ilumine os nossos governantes para que encontrem os caminhos para a criação das condições mínimas para que as populações que agora estão em sofrimento venham a viver dias melhores.
Para tal conservemos a harmonia entre nós e que as nossas instituições sejam o garante da nossa própria estabilidade.
A estabilidade gera progresso, o progresso gera o desenvolvimento social e económico. Vamos todos neste dia renascer, uma nova mentalidade deve surgir, novas pessoas precisamos ser, nesta Pátria.
Cuidemos da nossa terra e de tudo quanto vamos fazendo, para que possamos criar as bases sólidas para o nosso bem-estar de todos.
Trabalhemos todos na conservação dos valores fundamentais que edificaram esta nação. Haja espírito de partilha e juntos como filhos de Deus, com amor, edifiquemos esta nossa Angola a terra de Neto e de Simão Toco.
Nós os filhos de Deus somos e seremos a bênção deste país e deste continente. Uma bênção para todos que nos abençoarem e uma maldição para aqueles que nos amaldiçoarem.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião que prestigiou o 106 aniversario do Profeta Simão Toco, disse na ocasião que a Igreja tocoista, desde vários anos, tem sido fiel na pacificação dos espíritos, desenvolvendo acções de solidariedade, educação e saúde com o objectivo de se construir uma sociedade prospera.
Disse que a Universidade é uma prova viva do seu engajamento na construção de uma sociedade melhor, instruída e educada.
Apontou o papel desenvolvido pela Igreja tocoista na instrução às mulheres que são fundamentais no desenvolvimento do país.
Não há dúvidas que as mulheres são peças fundamentais na nossa sociedade, são poderosas no agir são promotoras do desenvolvimento e educadoras por excelência”.
Por outro lado, o secretário de estado do ministério do interior, José Paulino Cunha da Silva pediu o apoio da Igreja tocoista na estratégia para pacificação dos cidadãos e no combate à criminalidade.
Por sua vez o Embaixador da República Democrática do Congo (RDC), Kalala Mayiba Constantin, destacou as conquistas da igreja tocoista sobretudo no domínio social e no resgate dos valores morais e na pacificação dos espíritos em Angola.
VIGILIA DE ALTA PRESSAO E FOGO DE ARTIFICIO ANTECEDERAM O DIA 24 DE FEVEREIRO.
A grande expectativa e emoção espiritual tomaram conta dos fieis que se concentraram na praça do Templo de Deus vivo, na sexta-feira, 23 de Fevereiro, horas antes do dia 24, que foi recebido com o lançamento de fogo de artifício.
-A EXPANSÃO DA ACÇÃO DO PROFETA A NIVEL INTERNACIONAL FOI REFLECTIDA EM MESA REDONDA
Entretanto, as festividades alusivas aos 106 anos do Profeta Simão Gonçalves Toco foram marcadas com várias actividades culturais em todo universo tocoista. Em Luanda, o destaque foi para entrevistas em directo na TPA Noticias e na Rádio nacional, durante as quais abordou-se o papel do Profeta na pacificação de Angola.
Enquanto a Rádio Tocoista, a Voz da Esperança, no dia 23de Fevereiro dedicou o dia 24 de Fevereiro um programa especial em directo a partir do Bairro histórico dos congoleses, onde viveu vários anos o Pai Mayamona e os seus fiéis desde o tempo colonial português.
Uma mesa redonda durante a qual destacou-se acção internacional do fundador do tocoismo bem como a importância e valor histórico da sua terra natal foi uma outra actividade de relevância que procedeu a palestra subordinado ao Tema Simão Toco o exemplo de um homem bom.
[foogallery id=”4773″]