24 de Nov de 0024

Fiéis homenageiam a mãe Maria Rosa Toco
Fiéis homenageiam a mãe Maria Rosa Toco

Fiéis homenageiam a mãe Maria Rosa Toco

Os fiéis da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os Tocoístas, homenagearam a Majestosa Mãe Dona MARIA ROSA TÔCO, Esposa de Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, em memória ao seu sepultamento, ocorrido a 22 de junho de 2004, na cidade Santa de Ntaya Maquela do Zombo, província do Uíge.

No acto, Sua Santidade Pai Mayamona, Líder Espiritual, exortou as mulheres a adoptarem as virtudes da Mãe Maria Rosa Toco, que apesar de todo o sofrimento nunca se desviou dos princípios cristãos. Além de féis Tocoístas participaram do culto de homenagem, representação de mulheres das Igrejas Kimbanguista, Metodista e Mundial do Poder de Deus. 

 


Resumo biográfico da Majestosa Mãe

 

Nasceu no dia 27 de Dezembro de 1932 na aldeia de Mbanza Mbata-Kimancondo, em Maquela do Zombo, província do Uíge.  Os Pais chamavam-se Álvaro Makengo e Isabel Mansanga, sendo o rebento do quarto parto. Os três primeiros que antecederam, haviam falecidos a nascença. Por esta razão, quando a mãe Rosa nasceu os pais dela julgavam que seria mais uma criança a enterrar ou deitar e decidiram dar-lhe o nome de Losso ou Loza, que significa deitar. Graças a Deus era uma menina diferente que estava predestinada a viver e não morreu.  

Iniciou os estudos no ano de 1940 com oito anos de idade numa missão protestante no Ex-Congo Belga, para onde fixara residência nos anos 30 na companhia dos pais. Concluiu o ensino Primário em 1946 e revelava-se já uma aluna dotada de muita inteligência, causando admiração nos professores, colegas e familiares. De 1946 a 1948 frequentou a escola secundária tendo concluído a 6ª classe. No ano de 1949 iniciou a 7ª classe tendo sido forçada a não continuar os estudos por alegadamente ter sido considerada doente pelos Missionários Protestantes, quando na verdade já estava revestida pelo espírito santo. 

No ano de 1949, com dezassete anos de idade, o espírito santo apoderou-se da jovem Rosa, na altura em que integrou uma comitiva coral, dirigida por Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Tôco, que se havia deslocado ao Ex-Congo Brazzaville, em atendimento a um convite que havia sido formulado pela Igreja Protestante local. Ao atravessar o rio que separa os dois Congos (Congo Kinshasa e Congo Brazzaville) os coristas que viajavam utilizando um barqueiro começaram a ouvir cânticos de louvor a Deus, que provinham debaixo de águas do rio entoados por seres invisíveis. Foi justamente nessa ocasião que o espírito santo se apoderou da jovem Rosa operando realizações sobrenaturais. Seu enlace matrimonial com Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, teve lugar em dois dias em ocasiões diferentes e especiais:   O primeiro casamento foi de carácter e natureza puramente espiritual e teve lugar no dia 23 de Julho de 1949. No segundo, foram cumpridas as formalidades do mundo em que vivemos, e teve lugar no dia 22 de Agosto de 1949. Foi justamente neste dia que a jovem Maria Rosa entrou em casa do Jovem Simão, tendo adquirido o apelido do marido e passou a chamar Maria Rosa Toco.  

A Majestosa Mãe foi uma mulher cuja personalidade e feitos marcou de forma relevante a história da mulher Tocoísta e não só. A Mãe Maria Rosa Toco faleceu no dia 13 de Junho de 2004 em casa da sua irmã Elizabeth Sivi onde vivia, depois de ter recebido a alta hospitalar. O seu corpo sagrado foi sepultado na cidade Santa de Ntaya, Município de Maquela do Zombo, Província do Uíge, no dia 22 de Junho de 2004.