24 de Nov de 0024

Conferência de Imprensa, marcou abertura das Festividades alusivas Ao 17 De Abril
Conferência de Imprensa, marcou abertura das Festividades alusivas Ao 17 De Abril

Conferência de Imprensa, marcou abertura das Festividades alusivas Ao 17 De Abril

Por: Alice Pinto

A sala de conferências da Catedral Tocoísta Templo do  Deus Vivo, acolheu na manhã deste sábado (17) uma conferência  de imprensa, presidida por Sua Santidade Bispo Dom Mayamona, com o objectivo de levar ao conhecimento da Igreja e da sociedade, as actividades que vão marcar a celebração dos 86 do encontro de Jeová Deus com o Profeta Simão Gonçalves Toco em Catete no ano de 1935 a 17 de Abril.

Para o sábado, de acordo com nota do Secretariado Executivo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, foi reservado, a reinauguração das novas instalações da Rádio TOCOÍSTA- Voz da Esperança, que emite nos em frequência modelada nos 89.1.

Segundo ainda a referida nota, as 17 horas, do mesmo dia, foi realizado o culto de dedicação, à Deus, da Catedral Tocoísta, deste culto participaram os Membros do Corpo dos 24 Anciãos e do Episcopado, assim como,  responsáveis criteriosamente indicados.

A primeira etapa das jornadas culmina no domingo com a realização de um Culto de Acção de Graças a Deus, por ocasião da reabertura das portas da Catedral Universal Tocoísta – Templo do Deus Vivo.

Deus visitou a África.

Reza a História que a 17 de Abril de 1935, aos 17 anos de idade, o jovem Simão Toco, ainda como estudante do antigo Liceu Salvador Correia de Sá, é indicado para fazer parte da comissão proveniente do norte de Angola, para irem ao sul do País, para lá conhecerem as boas práticas de agricultura. Esta comissão estava composta por seis sobas e um jovem, perfazendo sete e a oitava pessoa era o Jovem estudante Simão Gonçalves Toco. Estes via de Lukala à Luanda, com o  objectivo de ir a  Província da Huila, antiga Sá da Bandeira.

Por imperativo de trabalho, a comitiva pára em Catete por cerca de sete dias. No terceiro dia da estadia da comitiva por volta das quatro horas da madrugada, o jovem Simão, sentiu necessidade e resolveu ir para fora, convidou alguns companheiros de viagem, mas não o entenderam. Dentre eles o Soba Kiala Miguel, um dos sobas da Damba, este recusou-se com a razão de que já tinha sofrido bastante com as picadas dos mosquitos, por isso já não estava disposto a sair fora.

É assim que o jovem Simão, resolveu sair sozinho. Após ter dado alguns passos, viu um grande clarão no meio daquele arbusto que hoje se encontra no Jango Santo. E daí, o jovem Simão já não podia continuar a desabotoar as calças. De repente no meio do clarão, apareceu um homem que aparentava ter entre 25 a 35 anos de idade. E do clarão bradou uma voz e disse: Simão, Simão, me conhecesses? E o jovem Simão respondeu: Sim, te conheço, es o nosso Senhor Jesus Cristo! Ao que ele retorquiu, não acertaste Simão

Eu não sou o Cristo, Cristo é o meu filho. Escuta-me Simão; Ei de por algo em ti que nem tu próprio e nem homem nenhum no mundo entendera. Eu estou vendo tudo o que está acontecendo no mundo.

Depois destas palavras, a pessoa foi desaparecendo e o clarão foi diminuindo, até não aparecer mais nada. Foi este o encontro do Santo Profeta com o Altíssimo Deus.