A 16 de Julho do ano 2000, a comunidade Tocoísta, vislumbrava o renascer da esperança, 16 anos depois, do desaparecimento físico do Santo Profeta Simão Gonçalves Toco em Dezembro de 1983.
No sétimo mês do ano 2000 um novo concerto estabeleceu-se. O Fundador do Tocoísmo regressou espiritualmente no seio do seu povo, revestindo-se “como um fato macaco” no então Jovem Afonso Nunes, que residia em Negage, Província do Uíge, tendo recebido uma missão imperativa de: “Levantar o Tabernáculo de David que se encontrava caído” visando resgatar a identidade e o prestígio do Tocoísmo, através da reunificação da família Tocoísta, da expansão do Tocoísmo pelo mundo, da regularização das relações com o estado, do desenvolvimento de infraestruturas eclesiais, promoção e qualificação humana e social”.
Foi ordenado e consagrado a Bispo por indicação espiritual e reconfirmado por unanimidade pelo III Congresso da Igreja, realizado em Julho de 2010, e adoptou para o seu Sacerdócio Episcopal o nome de “MAYAMONA”, em respeito e reconhecimento ao legado de Sua Santidade o Profeta Simão Gonçalves Toco.
Liderança Espiritual
Ao assumir a liderança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (OS TOCOÍSTAS), Sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes tem sido o grande percursor da unidade e reconciliação da família Tocoísta , desavinda durante 16 anos, tendo projectado a construção da Catedral Universal Tocoísta, TEMPLO DO DEUS VIVO com capacidade para mais de 25 mil fiéis sentados, inaugurada em Agosto de 2012, o Complexo Escolar Simão Gonçalves Toco , uma das maiores escolas secundárias do município do Kilamba- Kiaxi, em funcionamento desde 2006, o Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em 2016, com capacidade para mais de 3 mil estudantes, a Rádio Tocoista- Voz da Esperança , que já emite há cinco anos nos 89.1 em FM ( inaugurada no dia 16/07/2015), bem como o Rose Hotel, tendo ainda impulsionado a construção de outras infraestruturas eclesiais e sociais nas demais províncias e em outros países.
Como consequência do reconhecimento da sua Liderança Espiritual na promoção da concórdia, da paz, respeito pela diferença de opinião, espírito de tolerância e pelos direitos humanos, justiça e progresso social, Sua Santidade Dom Mayamona recebeu de várias instituições públicas e privadas, estrangeiras e nacionais, várias distinções honrosas, tais como do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América , Federação Mundial Inter-Religiosa para a Paz, Afro-Brasileira, municipalidade de Barueri – Brasil e da municipalidade da Baía Farta, província de Benguela.
É no seu Sacerdócio que em 2018 o Presidente da República, João Lourenço, condecorou o Profeta Simão Gonçalves Toco com A ORDEM DA INDEPENDÊNCIA DE PRIMEIRO GRAU, em reconhecimento dos feitos gloriosos na luta pela independência da pátria Angolana.
Nestes 20 ANOS DE SACERDÓCIO, Sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes já percorreu todas as paróquias implantadas nas 18 províncias e nos 165 municípios de Angola, bem como já realizou visitas pastorais a mais de 25 países nos diversos continentes.
Neste domínio destaca-se a peregrinação aniversário do Centenário do Profeta Simão Gonçalves Toco, em 2018, que juntou, durante 7 dias, na cidade Santa de Ntaya Maquela do Zombo, mais de três milhões de fiéis de vários pontos do país e do mundo. No mesmo ano, o Líder Espiritual da Igreja encabeçou uma peregrinação ao Reino da Bélgica, concretamente na cidade de Bruxelas com mais de 500 fiéis.
BEM HAJA O RENOVO DE TOCO!
MAYAMONA, ONTEM, HOJE E SEMPRE!
POR UMA IGREJA UNA, ÚNICA E INDIVISÍVEL – ORDEM, FIRMEZA E FÉ!
GABINTE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO MUNDO (OS TOCOISTAS)