24 de Nov de 0024

77º Aniversário da Fundação do Coro de Kibokolo – Dia da Cultura Tocoísta
77º Aniversário da Fundação do Coro de Kibokolo – Dia da Cultura Tocoísta

77º Aniversário da Fundação do Coro de Kibokolo – Dia da Cultura Tocoísta

A comunidade cristã Tocoista, assinala hoje, 5 de Abril, o 77º Aniversário da fundação, pelo Profeta Simão Gonçalves Toco, do emblemático e angelical CORO DE KIBOKOLO, no longínquo ano de 1943, na então cidade indígena de Leopoldville, actual Kinshasa, República Democrática do Congo, para onde se deslocara para preparar o seu casamento.

Na época no ex-Congo Belga, particularmente os Protestantes Congolenses zombavam os oriundos de Kibokolo e de Maquela do Zombo rotulando-os pejorativamente como não sabendo cantar, incluindo mesmo, outros extractos de angolanos aí residentes. A designação de coro de Kibokolo é igualmente uma homenagem a Missão do mesmo nome onde Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco recebeu a educação cristã e a instrução básica (Enciclopédia Tocoísta, Génese e Identidade Doutrinária, pág. 101). 

Com 25 anos de idade, na altura, Simão Gonçalves Toco – jovem culto, o primeiro da sua região a se formar em Luanda, no Liceu Salvador Correia, congregou doze rapazes de várias congregações religiosas, e formou o CORO DE KIBOKOLO, inicialmente designado de “Coro Evangélico”

Citamos abaixo os nomes dos 12 integrantes:

1º. Miguel Masukinini, 2º. Simão Lázaro, 3º. Kunzika Emanuel, 4º. António Kiala (Esquatro), 5º. Kiese Ferdinand, 6º. Mankondo Daniel, 7º. Pierre Dodão, 8º. Domingos Manuel, 9º. Ambrósio Masamba 10º. Tusamba Sebastião, 11º. Carlos Agostinho Cade, 12º. Kiaku André.

O Coro registou um crescimento exponencial, facto que deixou preocupado os Missionários.

Do crescimento e desenvolvimento do coro, daria lugar ao surgimento ou relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.

É com alguns dos jovens deste coro que o Profeta SIMÃO GONÇALVES TOCO participa como convidado, a 6 de Julho de 1946, na Conferência Internacional Missionária Protestante, realizada em Kalina, Leopoldoville, que abordou questões ligadas ao progresso, liberdade e aumento da luz divina no Continente Africano – ao lado dos Pastores Jesse Chiula Chipenda e Gaspar de Almeida (os três angolanos foram indicados pelos missionários europeus a suplicarem a Deus), e posteriormente, no dia 25 de Julho de 1949, na companhia de 35 pessoas (3×12=36-1 =35) celebra a relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, concretizando desta forma, o pedido de Espírito Santo por si solicitado em 1946, em Kalina, na Conferência Missionária.

Para a memória das gerações presentes e futuras Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco dedicou e consagrou esta data, dia da Cultura da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (OS TOCOÍSTAS).