24 de Nov de 0024

Igreja Tocoísta doa 90 toneladas de bens diversos ao Cunene
Igreja Tocoísta doa 90 toneladas de bens diversos ao Cunene

Igreja Tocoísta doa 90 toneladas de bens diversos ao Cunene

O Líder Espiritual da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Sua Santidade Bispo Don Afonso Nunes, procedeu, no dia 18 de Dezembro, a entrega de cerca de 90 toneladas de bens diversos ao governo provincial do Cunene.

Os bens compostos por arroz, massa alimentar, água mineral, fuba, feijão, açucar, roupa usada e outros, visam de acordo com Sua Santidade Bispo Don Afonso Nunes, personificação do Profeta Simão G. Tôco “apoiar às famílias afectadas pela seca” que assola a região sul de Angola.

O vice-governador para a área técnica e infra-estruturas do Cunene, Édio Gentil agradeceu o gesto nobre da Igreja e reconheceu que a presença de Sua Santidade “representa um conforto para os cidadãos do Cunene face a situação de vulnerabilidade a que se encontram”.

 

  • Vice-Governador para a Área Técnica e Infra-Estruturas do Cunene, Édio Gentil
  • Líder Espiritual da INSJCM, Sua Santidade Bispo Don Afonso Nunes

Sua Santidade fez-se acompanhar  de uma delegação constítuida por membros do Corpo dos 24 Anciãos, Episcopado e de responsáveis dos diversos órgãos Centrais da Igreja.

 

  • Sua Santidade fez-se acompanhar  de uma delegação constítuida por membros do Corpo dos 24 Anciãos, Episcopado e de responsáveis dos diversos órgãos Centrais da Igreja.
  • Entrega de 90 toneladas de bens diversos ao governo provincial do Cunene.
  • Guia de Entrega verificada pelas Entidades

Dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola indicam que, actualmente, 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

No Cunene, desde Outubro de 2018, foram afectadas 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado, que resultou na morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.

 

Campanha de recolha de donativos

As cerca de 90 toneladas de bens diversos entregues ao Governo Provincial do Cunene é resultado de uma campanha de recolha de bens alimentares, brinquedos e outros produtos não perecíveis, que  a Igreja levou a cabo nos meses de Novembro e Dezembro. Durante a campanha foram ainda arrecadados 27.164.660 Kwanzas, contribuição voluntária de responsáveis da Igreja, fiéis e outras individualidades que se associaram a causa.

 

Acção social da Igreja

A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo , OS TOCOÍSTAS, no quadro da sua acção evangelizadora, sempre se preocupou com o bem-estar do homem em todas as vertentes.

A Acção social da Igreja tem vindo a ser evidenciada, desde os primórdios, pelo Relembrador e Fundador do Tocoismo, Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, que a 23 de Junho de 1946, preocupado com as condições socio-humanitárias em que se encontravam muitos refugiados angolanos no ex-Congo Belga, decidiu criar uma associação denominada Nkutu a Nsimbani”( Fundo de Solidariedade) cujos objectivos eram a promoção social, a educação dos jovens e adultos, a criação de escolas e a construção de hospitais em Angola, na perspectiva de mitigar o sofrimento e os constrangimentos de vida a que estavam sujeitos milhares de angolanos naquela então colónia Belga.

De lá para cá, a Igreja continua pronta em servir e a acudir todas as famílias em situação de vulnerabilidade, independentemente da nacionalidade, cor e raça. Em Março de 2019, a Igreja comovida com os estragos provocados pelo ciclone Idai, em Moçambique (aonde a Igreja tem muitos fiéis), juntou-se a campanha da TPA e doou mais de 60 toneladas de bens diversos. Em Dezembro doou cerca de 90 toneladas para apoio às vítimas da seca no sul de Angola( Cunene), e outras actividades, como visitas a hospitais, estabelecimentos penitenciários, cozinhas comunitárias, etc, etc.