O Líder Espiritual da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Sua Santidade Bispo Don Afonso Nunes, procedeu, no dia 18 de Dezembro, a entrega de cerca de 90 toneladas de bens diversos ao governo provincial do Cunene.
Os bens compostos por arroz, massa alimentar, água mineral, fuba, feijão, açucar, roupa usada e outros, visam de acordo com Sua Santidade Bispo Don Afonso Nunes, personificação do Profeta Simão G. Tôco “apoiar às famílias afectadas pela seca” que assola a região sul de Angola.
O vice-governador para a área técnica e infra-estruturas do Cunene, Édio Gentil agradeceu o gesto nobre da Igreja e reconheceu que a presença de Sua Santidade “representa um conforto para os cidadãos do Cunene face a situação de vulnerabilidade a que se encontram”.
Sua Santidade fez-se acompanhar de uma delegação constítuida por membros do Corpo dos 24 Anciãos, Episcopado e de responsáveis dos diversos órgãos Centrais da Igreja.
Dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola indicam que, actualmente, 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.
No Cunene, desde Outubro de 2018, foram afectadas 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado, que resultou na morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.
Campanha de recolha de donativos
As cerca de 90 toneladas de bens diversos entregues ao Governo Provincial do Cunene é resultado de uma campanha de recolha de bens alimentares, brinquedos e outros produtos não perecíveis, que a Igreja levou a cabo nos meses de Novembro e Dezembro. Durante a campanha foram ainda arrecadados 27.164.660 Kwanzas, contribuição voluntária de responsáveis da Igreja, fiéis e outras individualidades que se associaram a causa.
Acção social da Igreja
A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo , OS TOCOÍSTAS, no quadro da sua acção evangelizadora, sempre se preocupou com o bem-estar do homem em todas as vertentes.
A Acção social da Igreja tem vindo a ser evidenciada, desde os primórdios, pelo Relembrador e Fundador do Tocoismo, Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, que a 23 de Junho de 1946, preocupado com as condições socio-humanitárias em que se encontravam muitos refugiados angolanos no ex-Congo Belga, decidiu criar uma associação denominada “Nkutu a Nsimbani”( Fundo de Solidariedade) cujos objectivos eram a promoção social, a educação dos jovens e adultos, a criação de escolas e a construção de hospitais em Angola, na perspectiva de mitigar o sofrimento e os constrangimentos de vida a que estavam sujeitos milhares de angolanos naquela então colónia Belga.
De lá para cá, a Igreja continua pronta em servir e a acudir todas as famílias em situação de vulnerabilidade, independentemente da nacionalidade, cor e raça. Em Março de 2019, a Igreja comovida com os estragos provocados pelo ciclone Idai, em Moçambique (aonde a Igreja tem muitos fiéis), juntou-se a campanha da TPA e doou mais de 60 toneladas de bens diversos. Em Dezembro doou cerca de 90 toneladas para apoio às vítimas da seca no sul de Angola( Cunene), e outras actividades, como visitas a hospitais, estabelecimentos penitenciários, cozinhas comunitárias, etc, etc.