Luanda – A V Conferência internacional da Juventude Tocoista aprovou o Plano Económico e Orçamental Geral da Juventude 0024 – 0027, com receitas e despesas estimadas em KZ. 16.704.000, (Dezasseis milhões, cento e quatro mil Kwanzas), indica o comunicado final divulgado no fim do evento.
Sob o Lema “Juventude Tocoísta, Celebramos o Jubileu com Fé, Amor e Oração” durante 3 dias (31deJaneiro a 2 de Fevereiro/0024,na Catedral universal em Luanda), mais de 500 delegados à 5ª Conferencia internacional da juventude tocoista realizada em dois formatos, presencial, na sede universal da igreja e em formato virtual, na diáspora concluíram com êxito tudo que estava agendado.
Os conferencistas, segundo o Comunicado final, reflectiram ainda sobre os caminhos trilhados pela juventude ao longo dos 50 anos, e reconheceram a dedicação à obra de DEUS e fidelidade à mensagem da libertação apregoada pelo Fundador do Tocoísmo, Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco por parte dos primeiros responsáveis juvenis, e recomendaram aos jovens a darem continuidade do legado para que dela resulte numa visão que contribua para o contínuo desenvolvimento da Igreja e da juventude num todo;
A sessão solene de abertura, foi prestigiada por Entidades convidadas, com destaque para Corte de Bispos, Membros do Corpo dos 24 Anciãos, do Episcopado, da Direcção do Conselho Central da Mulher e da Criança, Coordenação da Ordem dos Homens.
Na ocasião o Representante Geral da Juventude Tocoísta, o Pastor Luyindula Mabanza Morais Lukoki, ao apresentar a mensagem de boas-vindas agradeceu a presença de todos convidados entre eles o Director Nacional da Juventude, Dr. Kikas Machado, em representação de Sua Excelência Ministra da Juventude e Desporto, Dra. Palmira Leitão de Almeida Barbosa, a Deputada Rosa Branco, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Dr. Isaias Kalunga, o Director Adjunto do Instituto Nacional da Juventude Dr. José Mateus, Primeiro Secretário da Juventude do Partido Político MPLA, Dr. Crispiano dos Santos, Dr. Kumbi Junior, Presidente da Associação dos Jovens Empresários de Angola, o Representante da Juventude do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, Irmão Nkwansambu Veikola, Presidente do Fórum Angolano da Juventude Religiosa, Irmão Daniel Sebastião, Projecto Mulher Real, representada pela irmã Ana Paz.
A homilia introdutória foi proferida por Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco que, pela sua grandeza e profundo alcance, foi adoptado como documento orientador de trabalho durante a conferência.
O discurso de abertura coube ao Director Nacional da Juventude Dr. Kikas Machado em representação de Sua Excelência Ministra da Juventude e Desporto, Dra. Palmira Leitão de Almeida Barbosa.
Os conferencistas apreciaram, analisaram e discutiram em Sessões de Trabalhos os seguintes documentos:
Relatório de Balanço do Exercício 0019-0023 (pela irmã Jemima Sala Patrocínio);
Relatório e contas do Exercício 0019-0023 (pela irmã Ângela Lupuca Vunza); 5. Plano Estratégico Quadrienal da Juventude 0024-0027 (pelo irmão Sansão Dombaxe);
Plano Económico e Orçamental Geral da Juventude 0024 – 0027 (pela irmã Ângela Lupuca Vunza);
Reflexão sobre Adequação do Regulamento Geral da Juventude à Dinâmica Actual da Organização e Funcionamento do Órgão Juvenil (pelo Ancião Africano Sala);
Reflexão dos 50 Anos da Juventude, Caminhos Trilhados, Desafios e Perspectivas (Por Sua Reverendíssima Bispo Auxiliar João Jorge David);
Reflexão Sobre a Situação dos Jovens em Conflitos com a Lei de Deus (pelo Ancião Africano Sala);
Posicionamento da Mulher Cristã Face ao Empoderamento Feminino (Dissertado pela Evangelista Camila Pinto Leite);
Contabilidade e Finanças da Igreja vs Dízimos (Dissertado pelo Pastor Salvador Francisco).
Reflexão Sobre o Posicionamento da Juventude Cristã Face ao Homossexualismo (Dissertado Por Sua Santidade Pai Mayamona)
O Relatório e Contas do Exercício 0019-0023, mereceu uma apreciação detalhada dos delegados, tendo sido aprovado com ligeiras emendas .
Quanto a proposta do Plano Estratégico para o Quadriénio 0024-0027, de igual modo, foi aprovado com emendas, cuja versão final deverá ser amplamente disseminada, visando o seu integral cumprimento.
Relativamente o Plano Económico e Orçamental Geral da Juventude 0024 – 0027, com receitas e despesas estimadas em KZ. 16.704.000, (Dezasseis Milhões e Setecentos e Quatro Mil Kwanzas), foi aprovado o incremento das contribuições dos membros e Órgãos juvenis na ordem de KZ.4.000,00 4 (Quatro Mil de Kwanzas) com a inclusão no orçamento das igrejas nos países, jovens na diáspora e a Direcção Pastoral Juvenil da Paróquia Central. No que toca as despesas, foi definido como foco desta rubrica as despesas de investimento cuja cabimentação será 50% do orçamento.
Sobre a análise da Adequação do Regulamento Geral da Juventude, em razão da pertinência temática, tratando-se de um tema meramente reflexivo, a Conferência recomendou estender o tempo e o espaço de debate a fim de colher subsídios adicionais sobre o mesmo.
No que toca a Reflexão sobre a Situação dos Jovens em Conflito com a lei de Deus, apresentou-se uma visão e reflexão de como e quem deve fazer o acompanhamento dos jovens que se encontram sob disciplina em virtude do incumprimento da Lei de Deus, visando a sua rápida reintegração no seio da congregação.
Quanto ao Posicionamento da Mulher Cristã face ao emponderamento feminino, os conferencistas congratularam-se com a prelecção e recomendaram que a mulher cristã deve adoptar um posicionamento próprio, alinhado aos ensinamentos do MESTRE.
Relativamente à Contabilidade e Finanças da Igreja vs Dízimo, fez-se uma abordagem objectiva e clara face os meandros da contabilidade e finanças na IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO MUNDO «OS TOCOISTAS», sobretudo face as constantes volatilidades da economia Mundial e da grande desvalorização Monetária que resulta na perca do poder de compra das famílias e das organizações. De igual modo, elucidou-se os delegados sobre a importância da devolução dos Dízimos, baseado no livro de Malaquias 3:10, pois deste quesito depende a bênção do homem.
Reflexão Sobre o Posicionamento da Juventude Cristã Face ao Homossexualismo, dissertado por Sua Santidade Pai Mayamona, por se tratar de uma necessidade no seio Juvenil Tocoísta e não só, os delegados a V Conferência Internacional da Juventude Tocoísta beneficiaram de um ciclo formativo na modalidade de Seminário sobre uma variedade de temáticas, tais como: Fomento de Agro-negócios na Produção de Frangos de Cortes (prelector, Engenheiro Engº. Luzaisso António Linhassa Samuel); Incitação na Produção Agrícola de Milho, Feijão e Soja (Prelector, Engº. Helder Morais Cutambico); A Juventude e o Empreendedorismo – Oportunidades e Desafios (Prelector, Dr. Cumbi Júnior); Projecto da Associação Jovens Triunfantes (Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários Tocoístas); Estratégia de Formação Académica e Técnico-Profissional da Juventude (Prelector, Pastor Janísio Salomão); O Contributo da Juventude na Estabilização e Desenvolvimento Socioeconómico do País (Prelector, Dr. Carlos Rosado de Carvalho).
Tendo em conta a pertinência dos projectos agrícolas, pecuárias e o fomento do Empreendedorismo, recomendaram a Associação dos Jovens Triunfantes a apadrinhá-los e captar recursos para o seu financiamento.
O discurso de encerramento, esteve sob égide de Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco, que durante a sua intervenção pronunciou as palavras que em extractos citamos: “O homossexualismo no plano de Deus é condenável é reprovável é uma afronta contra Deus, por isso Faz parte das uniões abomináveis e qualquer inclinação neste sentido é uma afronta contra Deus, uma afronta contra a família e contra a Lei da Natureza. Porque o homem e a mulher foram criados para serem eles os continuadores do processo da criação, isto é, através do homem e da mulher, possamos ter a espécie humana em continuidade na face da terra, e enchermos a terra e povoarmos a terra. Qualquer atentado, ou qualquer conhecimento que vai contra estes princípios é diabólico é animal e quem promova estes conhecimentos está doente precisa ser tratado em um hospital. Por isso a Juventude Tocoista tem o dever de defender a sã doutrina que apreendeste do vosso Dirigente e continuam apreender até hoje para que possais de facto ser vós mesmos Anjos Gabriel, Arcanjo, todos outros Anjos que defenderam nos céus os princípios basilares estabelecidos por Deus” Fim de citação.
Os Delegados à V Conferência Internacional da Juventude, em representação de todos os Jovens Tocoístas no Universo, reafirmaram a sua devoção à INSJCM, sob Liderança de Sua Santidade PAI MAYAMONA, a quem formularam votos para que continue a liderar sabiamente a Igreja de Cristo e em torno de quem prometeram continuar a cerrar fileiras, para a honra e glória de Deus.