24 de Nov de 0024

Tocoístas celebram os 84 anos da Teofania
Tocoístas celebram os 84 anos da Teofania

Tocoístas celebram os 84 anos da Teofania

Os  fieis da Igreja de Nosso Senhor de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, celebraram no  Domingo, 21 de Abril, na vila de Catete, sede do município do Icolo e Bengo, a 60 quilómetros a nordeste de Luanda, o 84º aniversário da Teofania aos Tocoistas, ocorrido nesta localidade a 17 de Abril de 1935.

Por: Rafael Sadi

A festa dos 84 anos do encontro do Profeta Simão Gonçalves Toco com Jeová Deus em Catete , ficou Marcado com a realizaçao de Vigília e   um culto de acção de graças a Deus.

Na  região de Catete , Deus, o Criador dos céus e da terra, pisou e ungiu o seu escolhido o Profeta  Simão Gonçalves Toco , no dia 17 de Abril de 1935 para a continuação da missão de resgaste, cuja missão de evangelização custou-lhe à deportação para as cadeias de São Nicolau (Bentiaba) e, posteriormente, à Ilha dos Açores.

Sua Santidade Bispo , Dom Afonso Nunes, Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco,  depois de destacar a importância do acto, presenciado por representantes de outras congregações religiosas, de partidos políticos, membros do governo da província de Luanda, e outros, a sua homilia foi marcada por aconselhamento aos fiéis a arrependerem-se dos pecados e buscar uma nova vida em Cristo.

Presenciado por um milhão e 700 mil fiéis, sendo alguns provenientes de várias províncias eclesiásticas, Sua Santidade  afirmou que Deus é misericordioso e perdoa todo aquele que se arrepende de ter praticado o mal, buscando uma nova purificação. Por isso, a realização deste culto de acção de graças foi, mais uma vez, uma soberba oportunidade para todos os filhos de Deus pedirem perdão e renovar a sua   fé.

CATETE  PATRIMÓNIO DO POVO

Ainda Durante a sua homilia, Sua Santidade Bispo Dom Afonso Nunes, Personificação do Profeta Simão Gonçalves Toco disse que o Santuário de Catete é um património do povo angolano e o Estado deve dar mais atenção a este bem imaterial, como fazem os outros países, citando o exemplo da Rússia.

Ignorar o Santuário de Catete é ignorarmo-nos, porque foi neste local que nasceu o novo cristianismo, através de um homem angolano”, afirmou o líder da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.

Vale recordar que, os fieis Tocoístas peregrinam todos os anos ao Santuário de Catete , em gesto de reconhecimento,  fé e adoração ao altíssimo Deus , que encontrou-se nesta localidade com o seu ungido o Profeta Simão Gonçalves Toco, a 17 de Abril de 1935.